Cuidados com a pele

Durante o verão a pele sofre algumas agressões, uma delas é a exposição solar, um dos grandes danos causados pelo sol é a desidratação cutânea, que pode levar ao envelhecimento precoce.

As células da pele produzem um secreção denominada manto hidro-lipídico, que é responsável por manter a hidratação natural cutânea.

A hidratação cutânea é fundamental para proteger a pele de ressecamentos, irritações, envelhecimento precoce entre outros danos. Por isso é fundamental prevenir a desidratação.

Para manter a hidratação alguns cuidados são primordiais:

- Ingerir, ao menos, 2 litros de água por dia

- Evitar exposição excessiva ao sol

- Manter uma dieta equilibrada

- Evita o uso de sabonetes corporais no rosto

- Evitar o uso de buchas e banhos excessivamente quentes

- Não lavar o rosto com água do chuveiro, utilizar sempre água fria

- Usar hidratantes faciais e corporais.

Para o uso de hidratantes faciais é preciso alguns cuidados, pois cada pele apresenta uma característica diferente e única.

- Pele oleosa – Produz mais oleosidade por isso o hidratante indicado é com base em pó, gel ou sérum, todos livres de óleo.

- Pele mista – produz mais oleosidade na parte central da face e mais seca nas laterias , o hidratante indicado é com base gel, gel creme, sérum, todos sem óleo.

- Pele seca, produz menos oleosidade, a indicação é uma base com óleo, como cremes.

Outro cuidado essencial para o rosto é o uso do filtro solar, mantendo a atenção para o tipo de pele e a base mais indicada. O filtro solar deve ser reaplicado a cada 3 horas e o seu efeito tem inicio 30 minutos após a aplicação, portanto é importante que seja aplicado antes de expor ao sol.