Dicas Nutricionais

Divisão de Endocrinologia e Nutrição

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Conceitos básticos para um hábito alimentar mais saudável:
_ Faça da sua alimentação saudável um prazer e não um sacrifício
_ Evite “pular” refeições, evitando assim longos períodos sem se alimentar
_ Esforce-se para realizar as refeições em horários fixos e evite beliscar
_ Não faça outras atividades enquanto come
_ No dia-a-dia, remova as travessas da mesa após servir-se e saia da mesa após alimentar-se
_ Mantenha alimentos sadios visíveis
_ Faça compras sem estar com fome e só compre o que estiver na lista
_ Reserve pelo menos 30 minutos do seu dia para realizar uma atividade de lazer
_ Escolha 1 refeição por semana para “matar a vontade” de consumir algo que gosta muito e que sabe que não convém consumir com frequência

Se for comer fora de casa…
_ Na pizzaria: Prefira aquelas que contenham escarola, agrião, atum, queijo minas, ricota
_ Restaurante japonês: Evite as frituras e utilize shoyu em pequena quantidade (light)
_ Restaurante self-service: Ocupe metade do prato com verduras e legumes, ¼ com carne grelhada ou assada e ¼ com arroz/feijão ou massas
_ Restaurante italiano: Dispense os antepastos. Escolha massas sem recheio e molho a base de tomates ou vegetais
_ Praia: Prefira água de coco, milho cozido sem manteiga ou picolés de frutas
_ Eventos: Nos primeiros 15 minutos observe o que está sendo servido e só então decida o que vale a pena comer, evitando assim comer de forma “automática”
_ Prefira restaurantes a la carte a rodízios, pois é mais fácil controlar a quantidade consumida