Divisão de Endocrinologia e Nutrição

Para além da estética, um convite à saúde e ao bem-estar

Saúde, pela OMS, é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença.

Cada indivíduo tem necessidades diferentes para atingir este bem-estar, pois cada um tem um ponto de equilíbrio consigo mesmo, com os outros e com o meio ambiente – o ponto em que ele se sente em harmonia.

Pensando nisto, não só o tratamento de doenças é importante, mas também a identificação e controle de fatores, tanto pessoais como sociais, que possam quebrar essa harmonia e trazer prejuízo ao bem estar atual ou futuro.

Estamos falando de prevenção, e doenças como diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, hipertensão, acidente vascular cerebral e alguns tipos de câncer são passíveis serem previnidas por meio de um estilo de vida mais saudável.

Enquanto idade e predisposição genética são fatores de risco não modificáveis para estas doenças, outros relacionados a comportamento e meio ambiente, como sedentarismo, hábitos dietéticos não saudáveis e tabagismo, podem ser modificados através de uma abordagem multi-profissional, considerando aspectos físicos e emocionais de cada um.

Segundo relatório da OMS, a obesidade está na origem dessas doenças crônicas. Para além da estética, manter um peso saudável melhora a qualidade de vida e a saúde a longo prazo.

E quando falamos em longo prazo, lembramos que a população está mais longeva. Os avanços da medicina e da tecnologia foram capazes de tratar alguns problemas e de aumentar a expectativa de vida das pessoas. Os novos passos agora são no sentido de dar qualidade, vida de fato a esses anos “ganhos”.

A manutenção de um peso saudável, a promoção da saúde e a prevenção de doenças ganham espaço na atualidade, e muitos estudos já comprovaram que um estilo de vida saudável é capaz de prevenir o diabetes, que o uso de protetor solar é capaz de prevenir o câncer de pele, que parar de fumar pode evitar o aparecimento de doença pulmonar obstrutiva crônica e cãncer de pulmão…

Sabemos então que é comprovadamente possível interferir de modo positivo na saúde futura e, mais que isso, sabemos que esta escolha está em nossas mãos!

Conte conosco para auxiliá-los e orientá-los nesta busca.

Equipe de endocrinologia e nutrição