Queimaduras

 

VOLTAR

 

O QUE É QUEIMADURA?
É uma lesão, geralmente restrita a pele, decorrente da aplicação de calor ao corpo. As queimaduras variam muito de importância e gravidade, dependendo do agente causador, que pode ser liquido aquecido, fogo, álcool, gasolina e querosene incandescentes, eletricidade, agentes químicos, etc. Além disso, ta mbém é muito importante o tempo de contato deste agente com o corpo, a extensão do corpo atingida e o tempo transcorrido entre o acidente e o primeiro socorro.

QUAL A QUEIMADURA MAIS COMUM?
É aquela causada por líquidos aquecidos (água, leite, café, gordura quentes), geralmente em casa e na cozinha. As crianças, infelizmente, são as mais acometidas neste tipo de acidente. Em segundo lugar vem os acidentes causados pelo álcool incandescente. Estes são sempre graves e importantes e acontecem, geralmente, nas churrasqueiras, fogueiras, acampamentos, etc. De igual importância, as queimaduras causadas pelo fogo direto no corpo merecem cuidados especiais em centros de referência em atendimento a queimados.

O QUE É QUEIMADURA ELÉTRICA?
É a lesão da pele (em alguns casos o tecido gorduroso, músculos e até ossos podem estar comprometidos) causada pela transformação da energia radiante em calor. Aqui, as queimaduras são invariavelmente graves podendo resultar até mesmo em morte no local do acidente. Devido as peculiaridades das lesões, as queimaduras elétricas devem ser tratadas exclusivamente por cirurgiões plásticos e suas equipes, de preferência em centros de referência em atendimento a queimados.

O O QUE É QUEIMADURA QUÍMICA?
São as lesões da pele decorrentes da ação cáustica aguda causada por um determinado agente químico. Dependendo do agente, estas queimaduras se revestem de grande importância e gravidade. Por isso é fundamental o mais rápido atendimento por médicos especializados, de preferência em centros de referência. São, entretanto, mais raras em nosso meio.

QUAL A PRIMEIRA COISA A FAZER DIANTE DE UM ACIDENTADO COM PEQUENAS E MÉDIAS QUEIMADURAS?
Em qualquer tipo de acidente é muito importante que se observe se o acidentado está respirando bem. Nas queimaduras mais comuns, que são as causadas por líquidos aquecidos, fogo ou eletricidade, a melhor conduta é resfriar as lesões seja através de água corrente (torneira, chuveiro, mangueira) ou por aposição de toalhas ou panos umedecidos em água gelada ou em temperatura ambiente. Essa medida interrompe o calor residual que permanece mesmo após o acidente melhorando imensamente a dor. Em seguida, deve-se levar o acidentado a um posto médico, de preferência que tenha um cirurgião plástico de plantão.

QUE ANALGÉSICOS PODEM SER FEITOS LOGO APÓS A QUEIMADURA?
O ideal é não dar nenhum tipo de remédio até o primeiro atendimento num Posto Médico. O resfriamento das lesões com água corrente e/ou toalhas molhadas ajudam a melhorar a dor até se chegar num Hospital ou Centro Médico. Entretanto, em casos de acidentes muito distantes do socorro em Hospitais pode-se associar analgésicos comuns às medidas de resfriamento. Com isso consegue-se uma melhora significativa da dor.

OS REMÉDIOS PARA ACALMAR (SEDATIVOS) PODEM SER FEITOS NOS PACIENTES QUEIMADOS?
A agitação do paciente que se queima deve-se à dor. O que se deve fazer, é tentar diminuir a dor através das medidas citadas. Nunca se deve sedar um paciente que esteja com dor pois pode haver uma reação contrária ao efeito desejado e piorar a agitação. Dessa forma não se deve sedar pacientes queimados.

OS DENTIFRICIOS (PASTA DE DENTE), MANTEIGA, PÓ DE CAFÉ, CLARA DE OVO, FOLHA DE BANANEIRA, POMADAS CASEIRAS E OUTRAS SUBSTÂNCIAS AJUDAM NAS QUEIMADURAS?

Não. Estas substâncias só atrapalham e às vezes prejudicam a evolução natural da cicatrização, causando infecções e piorando o quadro. Até que se encontre um atendimento médico, nada deve ser colocado em cima das áreas queimadas, nem mesmo pomadas que se tenha em casa. Apenas cobrir estas áreas com toalhas, lenços ou panos úmidos.

OS BRONZEADORES DE FABRICAÇÃO CASEIRA PODEM CAUSAR QUEIMADURAS?
Sim, principalmente aqueles à base de folhas de figo (figueira). Nunca se utilize destes prepadados que, na maioria das vezes, são feitos sem nenhum conhecimento de farmacologia e bioquímica, sem nenhum cuidado técnico e sem nenhum cuidado de assepsia. São perigosos e podem causar queimaduras extensas e muito graves.