Ritidoplastia

 

VOLTAR

 

É a cirurgia para rejuvenescimento facial também conhecida de cirurgia para rugas faciais ou lifting facial. 

QUANTOS ANOS VOU REJUVENESCER?
Não é possível, através da cirurgia, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar disto parecer óbvio, fazemos questão de frisá-lo, pois certas informações errôneas são transmitidas por leigos. O que acontece é que ganhamos alguns anos na aparência, mas o envelhecimento nunca para.

COMO FICARÃO AS CICATRIZES? DESAPARECERÃO?
A cirurgia plástica visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes são colocadas em locais bem discretos, entretanto, serão permanentes, mas com o tempo vão se tornando cada vez menos visíveis.

Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes.

É REALIZADA A CIRURGIA DAS PÁLPEBRAS NO MESMO ATO CIRÚRGICO?
Na maioria das vezes é realizada a blefaroplastia associada, desde que haja indicação. Esta combinação é importante para atingirmos um resultado completo e harmônico da face.

POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO?
O resultado é definitivo, no entanto, não retarda o processo de envelhecimento, assim sendo, supondo que se ganhe 10 anos numa cirurgia a paciente que hoje têm 50 anos e que ficou com um resultado de 40 quando tiver 60 anos terá uma aparência de 50 anos. Alguns casos de rugas muito acentuadas na face, pescoço e mento, necessitam ser reoperados após 1 ou mais anos, a fim de se complementar o resultado obtido na primeira operação.

HÁ DOR, NO PÓS-OPERATÓRlO?
Não. A evolução da cirurgia de face é geralmente indolor. Raramente um caso apresenta discreta dor, que poderá ser perfeitamente controlada com analgésico comum.

QUAL A EVOLUÇÃO PÓS-OPERATÓRIA?
Você não deve se esquecer que, até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Assim é que edemas (inchaço), equimoses (manchas roxas de sangue), hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes; evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes sintomas com menor intensidade que outros.

O RESULTADO DA CIRURGIA DE REJUVENESCIMENTO COMPENSA?
Sim, desde que as expectativas do paciente sejam realistas, esta é uma cirurgia que traz resultados muito bons, e com um rejuvenescimento facial natural sem aparência de uma face esticada ou estigmas de cirurgia plástica. Assim, se decidirmos mutuamente a realizar a cirurgia (médico e paciente) é porque o resultado compensa. Caso contrário, seremos os primeiros a recusar a cirurgia.