Prótese de Silicone

 

VOLTAR

 

A cirurgia de colocação de implantes mamários recebe os nomes de colocação de prótese de mama ou colocação de prótese de silicone. São junto da lipoaspiração as cirurgias plástica mais comumente realizadas em nossa clínica em São Paulo.
Esta é uma cirurgia que traz imediatamente uma grande satisfação as pacientes, uma vez que os resultados são imediatos, ainda que demore algumas semanas para que o resultado seja definitivo, isso em função da acomodação dos tecidos mamários.
As perguntas mais frequentes que as pacientes realizam são:
A CIRURGIA PLÁSTICA DE AUMENTO DAS MAMAS DEIXA CICATRIZES?
Sim. Mas esta cirurgia permite-nos colocar as cicatrizes em locais bastante disfarçados, o que é muito conveniente. Os locais utilizados são: sulco mamário, borda inferior da aréola e axila. De modo que são sempre bem discretas e escondidas. Com o decorrer do tempo, as cicatrizes vão ficando bastante disfarçadas, chegando mesmo à quase invisibilidade, em certos casos.

COMO FICARÃO MINHAS NOVAS MAMAS, EM RELAÇÃO AO TAMANHO E CONSISTÊNCIA?
As mamas terão seu volume aumentado através da cirurgia. Além disso, almejamos melhorar sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. E em função do desejo da paciente escolhemos um tamanho e forma de implante adequado a cada caso.

Existe uma harmonia entre o volume ideal das mamas e o tamanho do tórax, característica esta que deve ser preservada no planejamento da cirurgia a fim de termos resultados naturais. Além disso, devemos respeitar o envelope cutâneo, isto quer dizer que uma paciente que não tenha nenhuma sobra de pele nas mamas não deverá colocar uma prótese muito grande, pois se isto ocorrer, o resultado tende a ser excessivamente artificial, podendo também formar estrias nas mamas.

EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO DEFINITIVO?
Apesar do resultado imediato ser muito bom, somente após alguns meses é que as mamas atingirão sua forma definitiva.

NO CASO DE GRAVIDEZ, O RESULTADO PERMANECERÁ OU FICARÁ PREJUDICADO?
O resultado, poderá ser preservado, desde que aquele especialista controle seu aumento de peso na nova gestação. Geralmente não há problema da gravidez interferir no resultado, já que a cirurgia é realizada habitualmente “fora do tecido mamário”, não impedindo inclusive a lactação.

O PÓS-OPERATÓRIO DESTA CIRURGIA É DOLOROSO?
Geralmente não. No caso das próteses colocadas atrás da glândula mamária e o músculo peitoral geralmente não tem quase dor. No caso da prótese colocada atrás do músculo peitoral poderá haver um pouco de dor nos primeiros dias de pós-operatório. Esta dor é controlada com analgésicos comuns.

HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?
Raramente a cirurgia plástica estética de aumento determina sérias complicações. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente, além de ponderarmos sobre a conveniência ou não da utilização das
próteses de silicone, assim como sobre suas eventuais complicações.

QUANDO PODEREI RETORNAR A MINHA GINÁSTICA?
Geralmente após 45 dias, com exercícios progressivos.

O QUE É CONTRATURA CAPSULAR?
É uma retração exagerada da cápsula fibrosa normal (que se forma em torno da prótese), e que determina certo grau de endurecimento à região, quando palpada. Certo percentual de casos poderá estar sujeito à tal retração; entretanto, se isto ocorrer em grau acentuado, as próteses poderão e deverão ser retiradas, e na maioria das vezes trocadas por novas próteses. A retração da cápsula não reflete imperícia do cirurgião, mas sim, uma reação exacerbada do organismo das pacientes que a apresentam. Felizmente, o número de retrações de cápsula diminuiu bastante atualmente, devido a qualidade das próteses e ao advento de inovações técnicas introduzidas na cirurgia plástica.