Lipoaspiração

 

VOLTAR

 

Lipoaspiração é um procedimento que pode ajudar a esculpir o corpo removendo gordura indesejada de lugares específicos, como abdômen, cintura, culote, joelhos, pescoço e outros. Na última década, diversos refinamentos e novas modalidades de lipoaspiração surgiram, entre elas, as lipoaspirações assistidas com ultra-som, a técnica tumescente e a “super-wet”, as quais têm auxiliado o cirurgião plástico a oferecer ao paciente um melhor resultado com melhores pós-operatórios. Surgiram também as lipoaspirações com anestesia local, as chamadas lipo light, hidro lipo, mjni lipo entre outros nomes.

Embora nenhum tipo de lipoaspiração seja substituto de dietas e exercícios, a lipoaspiração pode remover gordura de locais que não respondem aos métodos tradicionais de perda de peso. É importante entender que a lipoaspiração não é método de emagrecimento e sim de refinamento de contorno corporal.

 

OS MELHORES CANDIDATOS À CIRURGIA
Os melhores candidatos para a lipoaspiração são pessoas com peso normal, pele firme e elástica que tenham excessos de gordura localizados. Você deve ser fisicamente saudável, e com expectativas coerentes com o seu caso. Sua idade não é uma consideração principal, todavia os pacientes mais velhos tendem a ter elasticidade diminuída da pele e, portanto não devem ter os mesmos resultados que o jovem paciente com pele elástica.

COMO A LIPOASPIRAÇÃO É REALIZADA
A gordura é removida através de um fino tubo oco, chamado cânula, que é colocado dentro da gordura por pequenas incisões na pele, próximas dos locais a serem aspirados. A cânula é então conectada a um aspirador a vácuo ou a uma seringa e a gordura é aspirada através de movimentos sequenciais de vai e vem controlado pelo cirurgião.

ENTENDENDO OS RISCOS
Felizmente, complicações significantes em lipoaspiração são infrequentes. Todos os anos, milhares de pessoas são submetidos com sucesso a lipoaspiração, sem maiores problemas e com bons resultados. Algumas das complicações em potencial incluem sangramento, infecção e anestesia da pele. No entanto, as complicações mais frequentes são as irregularidades de contorno, incluindo depressões ou nodulações da pele, e estão na maioria das vezes relacionadas a quantidade de gordura removida. De um modo geral, vale o conceito quanto mais gordura se retira, maior a chance de se ter um irregularidade.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
Existe alguma dor, que varia de paciente a paciente. E que tende ser maior quanto maior é a lipoaspiração. Na maioria das vezes desaparece por completo em 4 dias. Há também edema (inchaço) e equimoses (manchas roxas), da mesma maneira que a dor, tendem a ser mais intensos quanto maior for a lipoaspiração. Após a cirurgia é necessário usa uma cinta cirúrgica por cerca de 2 meses, com o objetivo de diminuir o edema (inchaço). Além disso é necessário fazer um repouso relativo. O retorno às atividades leva de 2 a 3 semanas.

QUANTO TEMPO OS RESULTADOS IRÃO PERMANECER?
Os resultados podem ser vistos logo após a cirurgia, mesmo com todo o inchaço presente. Com cerca de dois meses podemos ver a maior parte dos resultados. Mas o resultado definitivo aparece com cerca de 6 meses de cirurgia. E permanecem enquanto o paciente mantiver o peso. Mesmo que você ganhe peso, a tendência é que a gordura se acumule de forma mais equilibrada que antes da cirurgia. E se você emagrecer novamente, o resultado tende a voltar.