Abdominoplastia (Plástica de Abdomen)

 

VOLTAR

 

A leitura destas observações sobre a cirurgia plástica abdominal servirá para esclarecê-lo (a) sobre os detalhes que certamente estão lhe interessando no momento.

Estas são as questões mais comuns entre os pacientes:

O QUE É E PARA QUEM SERVE A DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL?
É cirurgia plástica do abdômen. O objetivo da dermolipectomia abdominal é a retirada da flacidez de pele da região abdominal e o reposicionamento dos músculos retos abdominais. Na retirada de pele retira-se também a gordura localizada abaixo desta pele.

Esta cirurgia é indicada para aqueles pacientes que perderam uma grande quantidade de peso e apresentam o abdômen em avental e para as pacientes que tiveram filhos e ficaram com flacidez de pele e diástase abdominal (músculos retos abdominais separados). Vale lembrar que ainda que a cintura melhore com a plástica de abdômen, estas gorduras localizadas não são retiradas nesta cirurgia e frequentemente é indicada uma lipoaspiração complementar para esta região e até mesmo outras.

A CIRURGIA DO ABDOME DEIXA CICATRIZ MUITO VISÍVEL?
A cicatriz resultante de uma dermolipectomia localiza-se horizontalmente logo acima da implantação dos pelos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, dependendo da quantidade de pele a ser removido. Existe também uma cicatriz circular ao redor do umbigo.

Esta cicatriz é planejada para ficar escondida sob as roupas de banho.

EM QUANTO TEMPO ATINGIREI O RESULTADO?
Devemos levar em consideração a evolução cicatricial, à sua consistência, sensibilidade, volume, etc. Os resultados aparecem logo após a cirurgia, mas o definitivo demora cerca de 12 a 18 meses.

É VERDADE QUE SERÁ FEITO UM UMBIGO NOVO?
Não. O seu próprio umbigo será transplantado e, se necessário, remodelado. Existirá portanto uma cicatriz ao redor do umbigo.

A DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL CORRIGE AQUELE EXCESSO DE GORDURA SOBRE A REGIÃO DO ESTÔMAGO?
Nem sempre. Isto depende do seu tipo de tronco (conjunto tórax + abdome). Se ele for do tipo curto, dificilmente será corrigido. Sendo do tipo longo, o resultado será mais favorável. Também tem grande importância a quantidade de gordura na região. Em alguns casos, realizamos uma lipoaspiração complementar na mesma cirurgia para retirar o excesso de gordura.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
É uma recuperação tranquila, exige os cuidados de qualquer cirurgia, curativos, repouso relativo, evitar exercícios físicos, tomar as medicações, usar a cinta cirúrgica, entre outros. Apresenta pouca dor e desconforto local. É muito importante evitar esforço físico excessivo, como dirigir carro.

HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?
Toda cirurgia têm risco, mas raramente a cirurgia de dermolipectomia traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos em condições adequadas. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras.

QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
De 2 dias (evolução normal).